18. dez, 2016

ENERGIA RENOVÁVEL EÓLICA

 

           (Agenor Santos)

 

As fontes renováveis de energia mais usadas no mundo são: Hidráulica,  Geotérmica, Biomassa,  Solar e Eólica. Com exceção da Geotérmica que é extraída da crosta terrestre com calor de 25º, 30º por quilômetro de profundidade e até  a 50.000 graus Celsius.  Por ter  um custo muito alto  não  vale  a pena investir. Mas as demais renováveis têm  sido preservadas, embora haja controvérsia de prejuízos ao meio ambiente causando  conflitos de interesses entre empresas  e os nativos das regiões prejudicadas.

 

A preocupação com o meio ambiente passou a ser uma prioridade mundial. O Brasil somente no início do Século  21,  aderiu,  mesmo que timidamente, a implantação dos sistemas  Solar e Eólico como alternativas energéticas renováveis. O governo suspendeu as licitações para novos projetos de ampliação da rede por motivo dos ajustes e outras observâncias. Mas que  sejam breves esses  estudos para evitar maiores danos às obras inconclusas e suas respectivas ampliações. Temos um compromisso com o Planeta Terra, acordado inclusive com os maiores poluidores: China e os Estados Unidos, na busca  de solução no combate  a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, causados pelas  altas temperaturas provocando desastres  cíclicos incontidos  na  terra.  Estudiosos do tema têm demonstrado  suas preocupações e pedem urgência de providências.

 

Diante de uma realidade do aquecimento global, cujos prejuízos têm sido inevitáveis, requer não só reconhecer a gravidade, mas fazer acontecer o combate à poluição como um todo. Temos o privilégio de possuir uma riqueza em grande escala do Norte ao Nordeste – Sol e Vento  -,  é só investir maciçamente. A curto,  médio e longo prazos teremos retorno satisfatório em divisas , saúde e fidelidade como  signatário no combate à poluição.

 

Esperamos que as autoridades governamentais sejam sábias e corajosas, não cedendo às pressões de  empresários dos sistemas energéticos tradicionais, causadores  de incalculáveis prejuízos  ao meio ambiente. Agir sem iludir faz parte do espírito do brasileiro que abraça a Democracia sem cometer ilícito.

 

 

Agenor Boaventura dos Santos/Pedagogo/Pós-graduação

Em Docência Superior/Poeta.

 

Blog agenorsantos.simplesite.com

Email aggenor@hotmail.com