8. out, 2016

BOM GESTOR, ORDEM E PROGRESSO

 

CRÔNICA

                (Agenor Santos)

 

Um bom gestor tem meta, embora saibamos que são muitos os obstáculos; considerando os vícios  da mão única, ou seja, somente direitos. Os deveres poucos reconhecem e cumprem. Para exemplificar: Na extinta autarquia estadual de Imprensa e Obras Gráficas, em São Luís do Maranhão, os servidores na sua minoria fazia   corpo mole. Mas todas as sextas-feiras havia liberação  do chamado vale a ser descontado do salário, sem o devido critério.

 

Para o bem ou para o mal da instituição, o engenheiro Coronel do Exército Andrade de Souza foi nomeado a Diretor-presidente em 1966. O seu primeiro gesto como de praxe, reuniu todos os servidores e disse: Estou aqui para passar uma chuva, quero e espero contar com a cooperação de todos. Estou aqui para trabalhar e fazer o melhor para todos. Vamos trabalhar juntos. Eu logo vou embora e vocês ficam. O Diretor-presidente era o primeiro a chegar e o último a encerrar o dia de trabalho. No decorrer da semana observava o desempenho dos servidores  na pontualidade e assiduidade. No final de semana, na fila indiana, lá estavam os desmotivados para fazerem jus ao vale, mas o visto era negado e convidados  a saírem  da frente dos merecedores, e ainda ouviam: quem  gosta de dinheiro não faz  corpo mole. A princípio não foi compreendido, odiado e xingado,  mas aos poucos conquistou a admiração da maioria.

 

Fez uma boa administração com ordem e progresso: Restauração do telhado, ampliação do parque gráfico, construção de um excelente e  amplo restaurante. O que justificou  a imagem positiva dos servidores antes contrariados com o método da nova gestão. Ao tomarem conhecimento que o seu Diretor-presidente deixaria a instituição para nova missão, logo fizeram abaixo-assinados   para que ficasse. Ele agradeceu emocionado e disse não depender dele e sim do governador.

 

Não temos dúvidas, em quaisquer circunstâncias, um bom gestor precisa de apoio de todos os envolvidos no processo, o que nem sempre  acontece. Não há progresso sem ordem e sim ordem e progresso.

 

 

E-mail: aggenor@hotmail.com

Blog agenorsantos.simplesite.com