18. jul, 2016

FASE DE CRIANÇA

    (AGENOR SANTOS)

 

 

A  sra.  Maria do Livramento Silva, viúva do Sr. Maurício Silva, ambos naturais da cidade  de Penalva-MA., tinham um filho de cinco (05) anos, Juvenal da Silva, o Juquinha, como era conhecido no vilarejo Nossa Senhora dos Nós, em homenagem a uma Igreja com o nome da Santa. O  menino era muito esperto e travesso dava nó em trilho. A d. Maria orava muito pedindo a Santa Padroeira que acalmasse o ímpeto de aventura do filho.  Como ocorrem em muitas famílias, dentre as suas travessuras gostava de subir numa grande árvore no quintal da sua casa, uma Caramboleira, o que preocupava a sua mãe d. Maria.  Juquinha resolveu escalar a parte mais alta da árvore e se sentindo o máximo pela proeza.

 

D. Maria mãe de filho único ficava aflita, sem saber o que fazer naquele momento, com o coração na mão  quando viu Juquinha no alto da árvore não sabia sequer pronunciar a frase: Desce daí amado filhinho! A voz embargada e trêmula. Sorrindo no alto da árvore, Juquinha se divertia e empolgado pela grande façanha; enquanto isso a pobre mãe de tanto olhar para cima tentando protegê-lo com os olhos, e o pescoço já muito dolorido.

 

Ocorreu que,  inesperadamente, um grito assustador do Juquinha, e a mãe não viu nem ouviu mais nada, desmaiou e logo se restabeleceu, ouvindo a voz de uma criança dizendo: Estou vivo, não aconteceu nada comigo, o meu grito foi de brincadeira. Mas juro que não faço mais isso com você mãezinha do coração. Os dois se abraçaram e choraram emocionados.

 

Fatos semelhantes continuam a ocorrer no cotidiano das famílias. A fase de criança requer cuidados redobrados, o que nem sempre acontecem, segundo os pais não terem tempo, contribuindo para um contingente de deficientes por quedas de toda natureza.

 

 

Obs: O Conto é fictício, porém não foge da realidade. A curiosidade e a satisfação do ego é natural.  Por isso mesmo que devemos redobrar nossos cuidados com nossas crianças.

 

Agenor Boaventura dos Santos/Pedagogo/Pós-graduado

Em Docência Superior/Poeta.

 

E-mail: aggenor@hotmail.com

Blog agenorsantos.simplesite.com