8. jul, 2016

IMPRENSA LIVRE, A SERVIÇO DA DEMOCRACIA

 

           AGENOR SANTOS

 

A Imprensa Livre, a serviço da Democracia, como o quarto Poder, tem a obrigação de divulgar à luz da verdade, informações dos acontecimentos explícitos e implícitos para toda a sociedade visando conscientizá-la e, ao mesmo tempo alertar as autoridades governamentais por possíveis desvios de conduta de membros da sua equipe tanto de primeiro quanto de  segundo escalão em prejuízo do  erário público.

 

O pluralismo  midiático da informação tem contribuído em tempo real as ocorrências  universais. Com o avanço da Ciência e Tecnologia que a cada dia se aprimora, um caminho sem volta, segue o seu curso propiciando às velhas e novas gerações usufruírem as inovações nesse  terceiro milênio a escrever e descrever estórias (lendas) e histórias(fatos), para que haja diferenciação de entendimento. Temos como exemplos o momento vivenciado de informantes, citações e delações sobre ilícitos que a mídia tem  sido incansável na divulgação. É preciso ter cuidado não só com  os informantes, mas também com citações e delações para que não ocorra injustiça. Muitos são contrários ao método aplicado pelas autoridades responsáveis no combate a corrupção. A Democracia permite o contraditório – defesa e acusação -, assegurado pela nossa Constituição. É importante lembrar o país mais poderoso do planeta: Estados Unidos da América, que nos idos 1751 a 1836, James Madison, pai da Constituição americana, escreveu: “Um governo do povo sem informação para o povo, ou sem que o povo tenha os meios para obtê-la, nada mais é de que o prólogo de uma farsa ou uma tragédia, ou talvez de ambas”.

 

Essa citação do quarto  presidente Norte-americano é como jogar água na fervura  aos críticos contra a imprensa livre, que chamam de golpista.  A censura aos meios de comunicação seria o fim da esperança de um povo. É o que tem ocorrido em outros países com a lei do posso, mando, num verdadeiro desrespeito a pessoa humana.  Entendemos que qualquer sistema de governo que impõe censura de liberdade de imprensa ou de expressão vai na contramão do mundo civilizado.

 

O que mais intriga é o comportamento dos defensores e seguidores de uma ideologia nefasta. A Democracia é tão maravilhosa que não impede manifestações pacíficas em busca dos direitos dos cidadãos. Portanto, uma Imprensa Livre, está sempre a serviço da Democracia.

 

Agenor B. dos Santos/Pedagogo/Pós-graduado

 Em Docência Superior/Poeta.

E-mail: aggenor@hotmail.com 

     blog agenorsantos.simplesite.com