12. jun, 2016

TextoEDUCAÇÃO DE QUALIDADE & ESPONTÂNEA

 

A educação escolar(Sistêmica),  de qualidade, sem a educação espontânea (da Família), é  o grande entrave, que atinge principalmente as famílias sem as mínimas condições financeiras e nem intelectuais para contribuir com uma boa formação a seus filhos. Mas quando questionamos: o que houve com a educação pública no Brasil, que já foi de qualidade mesmo com um leque de pobreza muito maior? A ausência dos pais em ajudar os filhos na disciplina e nos deveres da escola(educação espontânea), têm contribuído e muito para o fraco rendimento dos alunos, muitos desistem(evasão escolar). Os  que continuam na escola, sem generalizar, fingem que aprendem, os professores fingem que ensinam.

 

Os alunos de ontem, são os professores de hoje e os alunos de hoje, serão os professores de amanhã sem um lastro convincente de conhecimento com raras exceções. Para que tenhamos uma educação de qualidade,  precisamos encarar a realidade. O fracasso na educação de qualidade está na raiz, o ensino básico: Um bom Fundamental Menor, Maior e Médio para atingirmos o nosso objetivo. Não vamos perder mais tempo em pregar somente teoria sem ação prática a remover a inércia dos tecnicistas que desconhecem a complexidade realística regionais dos Estados federativos a realidade responsáveis pela boa formação educacional dos nossos alunos – Crianças, Adolescentes e Jovens -, deveriam ser mais pé no chão, visando o fortalecimento das instituições educacionais e consequentemente, o desenvolvimento da Nação.

 

Como em todo jogo tem o pontapé inicial. Na educação não poderia ser diferente(a Espontânea(família),  hoje  quase ausente, infelizmente. É muito comum nas Escolas Públicas,  crianças de 5 a 10 anos não saberem escrever, ler e contar.  Como  fazer as quatro operações? Como tudo na vida se busca sempre  a eficiência, na educação não poderia ser diferente. Mas atacar o efeito não faz sentido. A causa é o fator primordial. Se insistirmos na mesmice, não vamos conseguir reverter o fraco rendimento da maioria dos nossos alunos. É preciso conscientizar os pais, da importância da família  na vida escolar dos filhos(Educação Espontânea).

 

 

Agenor Boaventura dos Santos/Pedagogo/Pós-graduado

Em Docência Superior/Poeta.

 

E-mail: aggenor@hotmail.com

 

Blog agenorsantos.simplesite.com

 

Curitiba,  PR