27. fev, 2016

NÃO DÊ ESMOLA, DÊ TRABALHO - CRÔNICA: Agenor Santos

 

Não dê esmola, dê trabalho. Partindo do pressuposto da lógica. Se temos realmente interesse de resgatar a grande legião de excluídos, é necessário dar a assistência necessária para viverem  com dignidade.  E para isso, a educação e saúde são prioridades  para  termos  um povo saudável e determinado a contribuir com sua força de trabalho. Uma utopia possível de ser alcançada.

 

A vontade política dúbia, ou mesmo claramente ausente.  Os atores da inércia parlamentar, preocupados somente com seus projetos pessoais têm sido responsáveis pelos prejuízos de grande monta ao país. Temos um povo trabalhador, honesto e alegre, que não merece pagar uma dívida que não contraiu. Milhares de brasileiros das zonas rurais e urbanas recebem a chamada bolsa família, uma cifra irrisória  para mantê-los enquanto tiver dinheiro.  Não há dúvidas quanto esse método, que  não condiz com a realidade apregoada de acabar com a miséria. Entendemos ser necessário, um projeto mais realista, com incentivo às famílias carentes, mas que sabem trabalhar no plantar e criar. O certo é oferecer assistência técnica e ferramentas para que possam sustentar suas famílias  com dignidade.

 

A Psicologia da Aprendizagem,  diverge profundamente com o método aplicado atualmente, equivocado, que não  estimula a produtividade e ao mesmo tempo a libertação do subdesenvolvimento. É bom pôr a mão na consciência e corrigir o possível equívoco. A desigualdade não terá solução com medidas paliativas. O xis da questão é outro; trabalho e não  esmola . Assim sendo, todos ganham e voltam a ter orgulho do verde-amarelo de tantas glórias.

 

Reiterando  nossa propositura do investir na produção das culturas diversificadas, as quais têm proporcionado superávit primário na Balança Comercial, justifica a necessidade de  inclusão desses nossos irmãos a terem ganhos, fruto do seu trabalho, viverem com dignidade e ao mesmo tempo ajudar  a melhorar o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano da periferia brasileira. Não dê esmola, dê trabalho.

 

 

Agenor Boaventura dos Santos

Pedagogo-Pós-graduado

Em Docência Superior/Poeta.

 

 

E-mail: aggenor@hotmail.com

Blog agenorsantos.simplesite.com