HOMENS DE VIRTUDES - Artigo: Agenor Santos
HOMENS DE VIRTUDES – Artigo: Agenor Santos
Homens de virtudes, dentre elas, o bom caráter, muitos afirmam possuir. Sabemos que nem sempre tem fundo de verdade, se considerarmos a epidemia de corrupção em larga escala, praticada por aqueles que assumiram, em juramento, a responsabilidade de honrar seus compromissos como homens públicos. Pretendemos com isso, mostrar que tivemos e ainda temos homens de bem que fazem a diferença num momento de escassez de valores como ética e moral.
Voltaremos ao tempo, ou seja, em 04/04/2011 faleceu o ex-governador do Maranhão, Dr. Jackson Lago, cassado, e o mandato de governador devolvido simbolicamente pelo Congresso à viúva Dra. Clay Lago. Um ato de reconhecimento pela usurpação de um mandato conquistado legitimamente. Os maranhenses acreditaram num médico bem conceituado e competente, que deixou seus pacientes para se dedicar a cuidar da saúde da cidade e dos são-luisenses e como reconhecimento o povo o elegeu por três mandatos, 89-92, 97-200, e 2001-202, interrompido para se candidatar a governador; consolidando a sua grande liderança e, mesmo com poucos recursos foi eleito governador do Maranhão. O líder faleceu, mas deixou não apenas o cacife eleitoral como também bom exemplo a ser seguido pelas novas gerações. Todavia, o ex-deputado federal Flávio Dino admirador do ex-governador assimilou os bons exemplos de coragem, trabalho e honestidade. Eleito também com expressiva votação em 2014.
Estamos longe do Maranhão, mas acompanhamos o bom desempenho do atual governo, apesar da crise que assola todos os estados da federação. Mas tem concedido aumento salarial para os servidores, principalmente professores, diretores e supervisores; promovido concursos para a educação e saúde; implantou o novo Distrito Industrial de São Luis, e mais recentemente promoveu acordo bilateral entre Brasil e China para ampliar e modernizar o Porto de Itaqui com interesses mútuos de importação e exportação de grãos, ferro e tecnologia.
É bom não esquecer que uma das preocupações do então governador era exatamente com a saúde do povo, e pretendia construir hospitais regionais para evitar perda de vidas pela imensa distância das cidades do interior, e ao mesmo tempo minimizar a superlotação dos hospitais públicos de São Luis, principalmente os Socorrões 1 e 2.
Para nossa surpresa o governador Flávio Dino participou do programa Diálogos, da Globo News e expôs a sua atuação como novo gestor, dentre outras coisas falou da recente inauguração do Hospital Regional, mas não citou em que região. O mais importante é governar para todos sem corrupção.
Agenor Boaventura dos Santos/ Pedagogo/Pós-graduado em
Docência Superior/Poeta.