29. jan, 2016

HOMENS DE VIRTUDES - Artigo: Agenor Santos

HOMENS DE VIRTUDES – Artigo: Agenor Santos

 

Homens de virtudes, dentre elas, o bom  caráter, muitos afirmam possuir. Sabemos  que nem sempre tem fundo de verdade, se considerarmos a epidemia de corrupção em larga escala, praticada por aqueles que assumiram, em juramento, a responsabilidade de honrar seus compromissos como homens públicos. Pretendemos com isso, mostrar que tivemos e ainda temos homens de bem que fazem a diferença num momento de escassez de valores como ética e moral.

 

Voltaremos ao tempo, ou seja, em 04/04/2011 faleceu o ex-governador do Maranhão, Dr. Jackson Lago, cassado, e o mandato de governador devolvido simbolicamente pelo Congresso à viúva Dra. Clay Lago. Um ato de reconhecimento pela usurpação de um mandato conquistado legitimamente. Os maranhenses acreditaram num médico bem conceituado e competente, que deixou seus pacientes para se dedicar a cuidar da saúde da cidade e dos são-luisenses e como reconhecimento o povo o elegeu por três mandatos, 89-92, 97-200, e 2001-202, interrompido para se candidatar a governador; consolidando a sua grande liderança e, mesmo com poucos recursos foi eleito governador do Maranhão. O líder faleceu,  mas deixou não apenas o cacife eleitoral como também bom exemplo a ser seguido  pelas novas gerações. Todavia, o ex-deputado federal Flávio Dino admirador do ex-governador assimilou os bons exemplos de coragem, trabalho e honestidade. Eleito também com expressiva votação em 2014.

 

Estamos longe do Maranhão, mas acompanhamos o bom desempenho do atual governo, apesar da crise que assola todos os estados da federação. Mas tem concedido aumento salarial para os servidores, principalmente professores, diretores e supervisores; promovido concursos para a educação e saúde; implantou o novo Distrito Industrial de São Luis, e mais recentemente promoveu acordo bilateral entre  Brasil e China para ampliar e modernizar o Porto de Itaqui  com interesses  mútuos de importação e exportação  de grãos, ferro e tecnologia.

 

É bom não esquecer que uma das preocupações do então governador era exatamente com a saúde do povo, e pretendia construir hospitais regionais para evitar perda de vidas pela imensa distância das cidades do interior, e ao mesmo tempo minimizar a superlotação dos hospitais públicos  de São Luis,  principalmente os Socorrões 1 e 2.

 

 Para nossa surpresa o governador Flávio  Dino  participou do programa Diálogos, da Globo News e expôs a sua atuação como novo gestor, dentre outras coisas falou da recente inauguração do Hospital Regional, mas não citou  em que região. O mais importante é governar para todos sem corrupção.

 

 

Agenor Boaventura dos Santos/ Pedagogo/Pós-graduado em

Docência Superior/Poeta.

 

aggenor@hotmail.com