29. nov, 2015

NÃO HÁ LIDERANÇAS POLÍTICAS - CRÔNICA: Agenor Santos

 

Ao assistirmos ontem 28/11, no Canal  40 da Globo News com o jornalista William Waack e convidados a debaterem a crise do Brasil. Durante os questionamentos o que mais chamou a nossa atenção foi  referente a não existência  atualmente de líderes. Segundo os debatedores não há. Novas lideranças tem sido o foco de cientistas políticos, jornalistas, juristas e outros. São unânimes  em afirmar que é flagrante a ausência de líderes para consolidar o processo democrático tanto  no Executivo quanto no Legislativo.

 

Concordamos em parte com aqueles que assim analisam a fragilidade dos líderes das duas casas e do Planalto; considerando o grave momento de angústia e desesperança que o povo brasileiro vem passando nesses últimos anos. Mas acreditamos na força e determinação da nossa brava gente. Partindo da premissa que liderança não se impõe, se conquista. Não devemos confundir falsos líderes com os verdadeiros. Já tivemos a oportunidade de abordar o tema:  O que é um líder? Fomos enfáticos em afirmar que ser líder precisa de requisitos indispensáveis de valores básicos: ético, moral, humilde, articulado, solícito e etc. Nunca devemos generalizar em nosso ponto de vista. Temos políticos com perfil  exigido para preencher a lacuna e consequentemente fazer o país crescer. É só passar o crivo na classe política que encontraremos os verdadeiros líderes que não subornam.

 

Em 2016, teremos eleições municipais, uma oportunidade para as novas gerações de líderes, que se indignam com o comportamento inescrupuloso de muitos políticos; que os jovens  se candidatem buscando ocupar seus espaços  e mostrar que é possível fazer política com honestidade.  No que diz respeito a gestor, o grande erro é se permitir compor uma equipe com pessoas não confiáveis.

 

Ainda bem que o país está sendo passado a limpo. Não temos dúvidas da vitória do bem contra o mal. O crime não compensa. As leis existem para serem cumpridas sem privilégios.

 

 

 

 

Agenor Boaventura dos Santos

Pedagogo/Pós-graduação em

Docência Superior/Poeta

aggenor@hotmail.com

 

.