4. out, 2015

OPRIMIDOS & OPRESSORES - Artigo: Agenor Santos

Os Opressores são sempre os detentores do Poder, influência e dinheiro. Essa temsido atônica do problema paradoxal que envolve os mais e menos favorecidos dos sistemas, sejam eles Capitalista, Socialista e Comunista. Todos os sistemas com suas leis coercitivas, em tese, um mau necessário para organizar, disciplinar e direcionar direitos e deveres do cidadão, da família, do empregado e do empregador e demais instituições.

 

A frase os Oprimidos sempre se rendem aos Opressores da autoria do então intelectual Karl Marx, 1818 a 1883, na sua época o regime imperialista alemão era avasselador, que o levou a ter a certeza que os Oprimidos sempre se rendem aos Opressores. Entendemos que hoje a conhecida frase tem efeito circunstancial, considerando os paradígmas adotados em cada país, e em regime de exceção. O Brasil já passou por experiência antidemocrática, mas os brasileiros sempre reagiram. Vivemos num país democrático republicano presidencialista, embora com suas imperfeições e problemas a serem solucionados. Temos uma Constituição como garantia dos nossos direitos e deveres, embora alguns a desrespeitem com atitudes contrária ás boas ações de um bom cidadão. O processo eleitoral é um grande exemplo democrático, de livre escolha dos seus representantes, não podendo haver opressão dos candidatos aos eleitores nem tampouco compra de votos. Ninguém está acima da lei e o eleitorado tem o seu direito garantido pela Legislação Eleitoral amparada pela Constituição Federal. Caso os eleitos venham cometer deslizes como fraude eleitoral ou ato ilícito de corrupção serão penalizados com a cassação dos mandatos com perdas dos direitos políticos conforme a gravidade do crime eleitoral.

 

Opressão no sistema democrático ocorre, mas em casos isolados sem o conhecimento do poder público, e circunstancial, por ma gestão, que oprime com medidas amargas na tentativa de buscar o equilíbrio das contas públicas em detrimento dos prejuízos dos menos favorecidos, os  trabalhadores que deixaram de contarcom o seu salário mínimo, para mesmo com dificuldade estava sobrevivendo com a família. Apesar de tudo, a frase do criador do Comunismo Moderno Karl Marx de que o Oprimido sempre se rendem aos Opressores depende do sistema vivido.

 

Estamos hoje, diante de um dilema, de fragilidade com a crise econômica, política, moral e ética dos nossos representantes, dificultando a recuperação da normalidade do crecimento, enquanto isso, haja sofrimento dos governados que não têm culpa da incompetência dos gestores, a quem acreditaram em bem administrar o patrimônio público.

 

O Brasil abraçou a Democracia, um Sistema de governo que respeita a liberdade de expressão, de protestar, reivindicar e ter uma Imprensa livre. Portanto, sistema Opressor não condiz com o espírito democr

ático do brasileiro.